Não é de hoje que lidamos com cenas de carroceiros maltratando os cavalos nas ruas, fazendo-os carregar mais que eles podem puxar e chicoteando os pobres cavalos até a morte quase. Os órgãos públicos tentam fazer alguma coisa como restringir a circulação de carroças nas vias dos centros com grande tráfego de veículos.
Muitos são os pedidos de resgate para os cavalos que estão debilitados ou atropelados e quem acaba atendendo estes pedidos são as ONGs
A denuncia de maus tratos é legitimada por lei com pena de detenção de 3 meses até um ano e multa mas mesmo assim a violência contra os cavalos ainda continua acontecendo na sociedade e para isso acabar devemos denunciar quando estivermos presenciando este tipo de crueldade, que pode ser até o excesso de carga que o animal está puxando.
Dentre as muitas ONGS que ajudam a resgatar cavalos a Chicote Nunca Mais tem meu sincero reconhecimento e respeito pois resgatam os cavalos que foram maltratados e abandonados pelos seus antigos donos.
É uma ONG séria sem fins lucrativos e sem nenhum vinculo com algum órgão público.
Localizada na cidade de Gravataí , Rio Grande do Sul a entidade conta com pessoas responsáveis que recuperam cavalos que sofreram violência ou foram atropelados e abandonados para morrer.
Lá eles são tratados por veterinários e acabam ficando neste local para viverem o resto de suas vidas em paz e liberdade sendo mantidos por doações, apadrinhamento e tutela.
Recomendo que visitem o site desta ONG para conhecer melhor este trabalho voluntário que ajuda muito a dar uma vida digna e liberdade para estes pobres animais.
Pessoas com atitudes iguais a esta devem se multiplicar no mundo e só assim, conscientizando e sensibilizando as pessoas é que estaremos vivendo num mundo melhor para nós e para os animais.
Manoel - cavalo resgatado pela chicote nunca mais.