sábado, 11 de abril de 2015

LOBO-GUARÁ





Maned Wolf area.png
 O Lobo Guará é um mamífero que habita os campos do centro-oeste do Brasil sendo que também vive na Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai e é o maior canídeo Sul - Americano.
É parente dos cães domésticos e lobos selvagens.
É um animal que vive solitário, aparece sempre ao final do dia e à noite para se alimentar, pois são onívoros, ou seja, se alimentam de pequenos mamíferos, aves, répteis, mel, cana-de-açúcar, peixes, insetos e frutas.
Apresenta pelagem cor laranja avermelhado sendo que no dorso a pelagem é preta, pode atingir até 1 metro de altura e pesar até 30 kg.
A reprodução ocorre uma vez ao ano sempre em junho com duração da gestação de até 65 dias e da prole nasce de 2 até 5 filhotes. O Macho é quem alimenta a fêmea e os filhotes.
Podem chegar até 20 anos de idade e atingem a maturidade aos 3 anos.
Apesar de seu porte grande eles não são agressivos, sendo tímidos, solitários e praticamente inofensivos mantendo sempre distância de humanos.
Como o seu habitat está cada vez mais sendo destruído pela ocupação humana , eles acabam atacando as criações de galinhas e porcos  das fazendas em busca de alimento e sendo caçados ou atropelados.
Por isso eles estão na classificação dos animais com risco de extinção restando apenas alguns milhares de espécimes nas planícies do Mato Grosso- Brasil.






      Para conscientizar as pessoas a preservar este mamífero foi criado o Projeto LOBO -GUARÁ que atua a mais de 20 anos na Serra do Rio Grande do Sul - Brasil, na cidade de Canela.
No Parque Nacional da Serra da Canastra (sudoeste de Minas Gerais) também existe um projeto que há anos monitora e estuda o lobo-guará, e garantem que há aumento da sua população pois estão em um refúgio seguro para viver. O Projeto busca também conscientizar os moradores da região da importância da preservação desta espécie tão ameaçada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário