sábado, 17 de outubro de 2015

CANTA CANTA SABIÁ


Quando chega a primavera é comum a gente ouvir de madrugada as cantorias do Sabiá que acabam acordando muitas pessoas e até chegando a ser incomodo de tanto que canta alto.
Vamos conhecer um pouco mais da vida deste pássaro e saber porque ele canta neste horário da noite.

É conhecido como ave símbolo do BRASIL e é conhecido por vários nomes em cada região. 
Aqui onde eu moro no Rio Grande do Sul ele é conhecido como sabiá - laranjeira e existem cerca de 12 espécies no Brasil. O nome científico é Turdus rufiventris da Familia Turdidae.

Ele pesa em torno de 75 gramas, mede 25 cm e seu ciclo de vida pode ser de até 30 anos e a sua cor é cinza escuro nas costas e barriga é vermelho alaranjado até amarelado conforme a região que habita. 

É raro mas pode ocorrer o Leucismo uma deficiência genética que é a perda parcial ou total da melanina, com ocorrência de menos de 1% e acomete somente as penas apresentando uma coloração branca. 



Vive nas florestas, menos na Amazônia e até nas cidades e sua dieta é de frutas , minhocas e insetos, são onívoros e adoram mamão e abacate.

Quando chega a primavera começa o período de acasalamento e cantam muito para atraírem as fêmeas e marcar a morada no amanhecer e entardecer e após fazem os ninhos onde a fêmea coloca 2 ovos ( às vezes 3) de cor verde -azulado. As fêmeas chocam três vezes no ano e os filhotes nascem após 13 dias.


A sinfonia de madrugada também serve para ensinar aos filhotes pois quanto mais alto e melhor cantar mais chances de acasalar com as fêmeas e demarcar o seu território defendendo contra outros machos. 

Por isso muitas pessoas apreciam e também reclamam da cantoria de começa de madrugada, tirando o sono de muitas pessoas.
Na escala de ruídos o canto do sabiá chega a 75 decibéis.

Na lista da IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais esta ave está fora de risco de extinção, pelo menos por enquanto.

Status iucn3.1 LC pt.svg


Nenhum comentário:

Postar um comentário